Você vai descobrir uma estrutura completa com ambientes preparados especialmente para estimular o desenvolvimento de cada criança.

    
Versão em Inglês
1. Por que estudar nas turmas bilíngues do PETELECO?
No mundo globalizado e competitivo em que vivemos hoje a habilidade de se comunicar em mais de uma língua deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito na vida moderna.  Em particular a língua inglesa se tornou um padrão internacional de comunicação.  
 
Segundo especialistas da área, quanto mais cedo o indivíduo entrar em contato com uma segunda língua, mais facilidade ele terá de se tornar bilíngue.  A fase pré-escolar é um período extremamente rico para a aquisição de uma segunda língua, pois a criança assimila tudo o que está a sua volta.   Até aos 3 anos ela ainda não domina todos os códigos da linguagem, mas está atenta a gestos, cores, formas e noções de espaço. Nesta fase o aprendizado ocorre principalmente pelas emoções e através da percepção, pois sua musculatura facial ainda está em formação, o que possibilita à criança reproduzir sons presentes em outras línguas, adquirindo melhor sotaque e fluência.
 
O professor  de Psicologia Fred Genese da Universidade de McGill, no Canadá, considerado um dos maiores especialistas no assunto, afirma que a fase pré-escolar é um período extremamente rico para a aquisição de uma segunda língua, pois neste período o cérebro da criança ainda está em desenvolvimento. Pesquisas internacionais apontam que o bilinguismo é uma forma positiva de desenvolver o cérebro da criança, aumenta conexões cerebrais, melhora o raciocínio e desenvolve a criatividade. Outra grande vantagem do inglês na fase pré-escolar é a relação afetiva positiva que a criança terá com a língua.  
 
2. Qual objetivo das turmas bilíngues do PETELECO?
Inserir a segunda língua, no caso o inglês, para preparar não somente a criança para a vida profissional no futuro, mas também para o ser do amanhã, tendo a consciência da diversidade cultural ao seu redor.
 
3. Como é trabalhado o ensino bilíngue no PETELECO?
O Peteleco Bilíngue propõe a imersão da criança no segundo idioma onde o inglês é trabalhado para a construção de novos conhecimentos nas diversas áreas dentro da filosofia Montessoriana. Este processo é desenvolvido parcialmente com aulas em inglês e português, explorando aspectos da cultura americana e seguindo os mesmos conteúdos das turmas regulares.
 
Junto com a filosofia Montessoriana e a exposição precoce ao inglês, a imersão torna-se mais agradável quando apresentada a cultura americana, como por exemplo: O Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos), onde a criança aprende o significado da data e ainda exercita a gratidão que é uma ótima lição de graça e cortesia. Essa exposição à língua favorecerá a aquisição do idioma sem sotaque e com fluência. Além disso, o inglês é trabalhado de forma divertida e prazerosa, tornando a rotina escolar das crianças naturalmente agradável, sem dificuldades na fase de adaptação à escola, pois propícia à internalização do segundo idioma sem prejudicar a fase de alfabetização.   
 
 
1. Why choose the bilingual program at Peteleco? 
In a globalized and competitive world in which we live in, the ability to communicate in more than one language has indeed become a requisite to modern life. 

The English language, in particular, has assumed a pattern of international communication. 

According to experts in the fields of linguistics and education, the sooner an individual is exposed to a second language, the more effective becomes the assimilation process. The pre-school stage is considered to be the ideal beginning for the acquisition of knowledge of a second language. This is the phase in which the child is sharply attuned to his/her surroundings, paying dose attention to gestures, colors, shapes, and notions of space, instead of relying solely on verbal language. During this period of childhood, the learning process occurs especially through emotion and perception. Consequently, the child rapidly absorbs new information, and learning progresses naturally and effectively. 

In addition, during this period of the child’s physical development, the facial musculature is still forming, which allows the young child to vocalize the sounds present in other languages. Therefore, the child is able to accurately deliver the proper speech displaying the suitable accent and fluency. 

Fred Genesee, psychology professor at McGill University, Canada, considered one of the main specialists in the subject, affirms that the pre-school phase, in which the child’s brain is still developing, is an extremely rich period for the acquisition of a second language. 

International researchers point out that the bilingual ability is a positive way to enrich the child’s perception, increasing brain connections, improving logical thinking, and developing creativity. 

2. What is the aim of the bilingual classes at Peteleco? 
Our educational aim is to introduce a second language, in which case English is applied. Our goal is also focused in socially preparing the child to future challenges, by providing an environment which promotes individual awareness, as well as conscience of cultural diversity. 

3. How is the bilingual teaching developed at Peteleco? 

Bilingual Peteleco proposes the child’s immersion in a second language, in which English is taught, reflecting the acquisition of new knowledge in several areas of the Montessorian philosophy.

This process happens through partial immersion composed of classes in English and Portuguese, exploring aspects of the North-American culture, and following the same general patterns as the non-bilingual classes. 

The Montessorian philosophy in conjunction with an early exposure to the English language, results in the immersion process to be more pleasant and fun, especially with the usage of hands-on introduction to the North-American culture. 

For instance, during the celebration of the Thanksgiving holiday, the child learns the meaning of that special holiday by actively participating in the feast of celebration and gratitude. 

In conclusion, the Immersion process provides the internalization of the second language without harming the alphabetization phase. The child will happily and naturally transition within an environment of fun, knowledge and creativity towards a brighter and successful future. 
 
 

Comunidade Educativa O Mundo do Peteleco

Trav. Rui Barbosa, 845 - Reduto - Belém - Pará
Telefone: (91) 3344-0940