Você vai descobrir uma estrutura completa com ambientes preparados especialmente para estimular o desenvolvimento de cada criança.

      A Gestora Tereza Cristina Penna de Carvalho Resque  e  sua Equipe Pedagógica,  há mais de 40 anos vem formando seus alunos para a vida, respaldada no Sistema Montessori de Ensino e Educação. 

      A Educação Cósmica vista na filosofia da italiana Dra. Maria Montessori permite: a formação do cidadão universal apto a relacionar-se com as exigências do mundo moderno de forma harmônica, criativa e ética.

    Vale ressaltar que na atualidade, a maior parte das escolas americanas e européias são escolas do Sistema Montessori de Ensino, difundidas por mais de 75 países.

    Abaixo, conheça um pouco sobre a filosofia adotada pelo Peteleco.

     

Tereza Resque

  

Maria Montessori

 "Ajude-me a crescer mas deixe-me ser eu mesma." (Maria Montessori)

 

NOSSA MISSÃO

Formar pessoas autônomas e transformadoras da sociedade, oferecendo uma base educacional sólida e uma cultura de paz, através do Sistema Montessoriano.

 

NOSSOS PRINCÍPIOS

- Autonomia

- Disciplina

- Liberdade de escolha

- Responsabilidade

- Ética

  

 

 

PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM A METODOLOGIA MONTESSORIANA

Para Montessori, a educação tem como objetivo o desenvolvimento do potencial da criança de dentro para fora. O método ajuda a orientar esse "brotar" espontâneo. Maria Montessori estabelece as diretrizes científicas de como educar, propondo para isso uma metodologia que abrange a criança como educadora de si mesma; o ambiente e o educador como ponto de união entre a criança e o material.

 Abaixo, atividade com o material sensorial: a criança perceberá os conceitos:grande, pequeno, pequeníssimo,maior e menor, grosso, fino, alto, baixo, etc.

 

 

1- Liberdade

A liberdade é um dos princípios fundamentais. A educação para a liberdade é um trabalho de base, que visa dar à criança condições de autodeterminação, conduz a criança a tomar decisões com responsabilidade, implicando em fazê-la perceber seus próprios limites

                "O homem é tanto mais livre quanto maior for sua capacidade de escolher as coisas que lhe fazem bem." (Maria Montessori)

 

 

2- Ambiente

O ambiente é muito importante. Ele precisa ser ordenado, limpo, arejado, tranquilo. Ele conduz a criança à organização interna e ao silêncio criador. Tanto o mobiliário como o material permitem livre movimentação dentro e fora da classe. Num ambiente preparado, de acordo com as necessidades, a criança aprende a se desenvolver por si mesma, guiada por suas pontencialidades inatas.

 

 

 

3- O Trabalho Diversificado Livre

A livre opção é fruto de interesse. É somente a atividade escolhida livremente que orienta o exercício da autodisciplina.


 

 

4- Normalização

É o primeiro passo da educação e se constitui essencialmente na autodisciplina. A criança, normalizada, apresenta disciplina espontânea, desenvolvendo o trabalho com alegria e zelo pelas coisas e sentimentos sociáveis, de ajuda e simpatia com os outros. A normalização é o equilíbrio entre o corpo e o psíquico, através da qual a criança assume conscientemente seu trabalho com atitudes tranquilas e harmoniosas.

 

 

5- Materiais Montessorianos

Os materiais montessorianos facilitam a compreensão da criança a cada atividade proposta, desenvolvendo a busca independente do saber, quanto mais utiliza, fortalece suas abstrações.

                  

 

 

6- Atividade, limpeza e arrumação

Paralelo as atividades com materiais, existem atividades livres, nas quais, brincando, desenhando e construindo, a criança desenvolve conceitos, pensamentos, linguagem oral e elabora críticas, aprimorando atitudes de respeito a si próprias e às pessoas. Os cuidados com a ordem, a limpeza, zelo e arrumação são importantes e sugem de hábitos adquiridos durante o trabalho escolar.

              

  Através das atividades de Vida Prática a criança desenvolve também a coordenação motora.

 

 

7- Reunião de Grupo

Em forma de assembléias ou rodinhas, a reunião de grupo é formada pelos alunos e a Professora. É um momento de encontro para planejamento, discussão, troca de idéias e outras atividades que exijam a participação de todos.

 

 

8 - Papel do Educador Montessoriano

Neste contexto, o Educador tem que ser um líder democrático, responsável pela ordem, organização e manuntenção do ambiente rico em experiências que possibilite o desenvolvimento pleno e integral de seus alunos. Isto inclui atividades que propiciem uma estimulação ao desenvolvimento cognitivo e social da turma, com acompanhamento sensível,coerente e incentivador das iniciativas do seu grupo. O Educador Montessoriano orienta a criança na tomada de consciência de seu ambiente, na opção de suas atividades, na relação com o meio e com os outros. Ele é um mediador, estabelecendo limites e estimulando a conquista da independência.

 

 

9- Tempo

A criança, depertada por um interesse interior, entregar-se-á às atividades dentro de um ritmo próprio. O Ambiente Montessoriano é preparado segundo objetivos previamente estabelecidos,e,por oferecer várias opções de trabalho, a criança é livre para escolher o que deseja fazer, no tempo determinado por sua necessidade interior.

 

 

10- Disciplinas Específicas.

Informática nas Salas de Aulas: Na Educação Infantil as crianças podem trabalhar programas que reforçam a percepção visual e auditiva, o trabalho de lateralidade, as cores e as formas, etc... Além dos conteúdos, procuramos também trabalhar a consciência do coletivo, pois os alunos aprendem a compartilhar e dividir o recurso de informática disponível na sala de aula.

 

 

Artes: A Arte Educativa, ministrada pela Professora Lena Soares(sendo duas aulas semanais de 45 minutos cada, com a Agrupada I e uma aula semanal, com 45 minutos, com a Agrupada II e 1º Ano). Visa o desenvolvimento do indivíduo em todos os aspectos: intelectual, emocional, social, perceptivo, físico, estético e criador. Além disso, a liberdade de expressão, alegria e descontração nesta disciplina são fatores relevantes que favorecem a visão crítica, espontânea e criativa de nossos alunos.

 

 

Educação Física: As aulas acontecem duas vezes por semana com as Professoras Heloisa Bastos, turno da manhã,  e Rose Margalho(Manhã e tarde). O Mundo do Peteleco tem convênio para a prática de outras atividades esportistas com a Companhia Atlética.

 

 

Musicalização:  Com a finalidade de desenvolver a linguagem sonora ou musical, temos a disciplina Educação Musical, ministrada pelo professor Paulo Maia(com uma aula semanal de 45 minutos), que coloca à disposição das crianças atividades apoiadas na expressão corporal e na oralidade; atividades que envolvem som e ritmo, estimulando a discriminação auditiva, o senso rítmico e a expressão vocal. A Educação Musical também suscita na criança um grande prazer, já que se reveste de um acentuado caráter lúdico e,portanto, desafiador. Maria Montessori, preocupou-se muito com o desenvolvimento da discriminação auditiva e do ritmo, postulando a livre expressão da criança. Ela preparou materiais voltados especialmente para o reconhecimento dos sons, altura intensidade, timbre e duração, materiais esses utilizados nas aulas de Musicalização no Peteleco. 

 

 

 

Educação Bilíngue: Nas turmas bilíngues os alunos são inseridos gradativamente na utilização da língua inglesa, iniciando nas turmas de Agrupamento I e completando o ciclo no Agrupamento II. Diariamente 45 minutos são dedicados ao exercício do inglês e durante o restante da aula as crianças são incentivadas a utilizar a língua inglesa para se comunicar entre si e com as educadoras. Recursos tecnológicos que envolvem histórias e canções em inglês também são utilizados no intuito de motivas as crianças.

 

 

Filosofia para Crianças: As aulas de Filosofia para Crianças fazem parte do programas de Educação para o Pensar, criado pelo educador norte-americano Dr. Mathew Lipman no final da década de 1960. Há mais de 15 anos é trabalhada no Brasil e há 10 anos no "Mundo do Peteleco". As aulas são ministradas pela Professora Sandra Brito, todas as segundas-feiras, com o 1º Ano, com o tempo planejado de acordo com o ritmo de cada turma, entre 25 a 45 minutos ou mais.  As aulas tem metodologia específica(Arte Educação), com materiais de apoio aos nossos alunos, ocorrendo a perfeita compatilização com o Sistema Montessori de Ensino. A Disciplina possui também livro próprio " Rebeca", de Ronald Reed e  desenvolve:

- diálogo investigativo, lógico e crítico;

- o respeito à opinião do outro;

- o pensar autônomo e não apenas repetidor. 

Considerando-se os aspectos e sendo a Filosofia a disciplina que melhor desenvolve a mente através do raciocínio aperfeiçoado e da formação de conceitos, os objetivos se unem na preocupação  com pessoas mais éticas e com posturas e consciência social apuradas, visando a formação  do indivíduo.

 

Biblioteca: Caracteriza-se na Educação infantil,como um canto fofo,  espaço de convivência entre a criança, a família e a escola. Na Biblioteca Mundo Encantado, o prazer é a linha mestra, por isso realiza Projetos Culturais como: Feira de Livros Infantis,Oficinas, Exposições Regionais: Círio e  Brinquedos de Miriti, Folclore Vivo; Hora do Conto interativa com os pais e evento cuturais, em prol da formação e o aprimoramento do leitor e do usuário de Biblioteca. Tem como responsável a Auxiliar de Biblioteca, Sandra Brito que  realiza aulas de Literatura Infantil, com 30 minutos semanais, com as 24 turmas da Educação infantil . Sendo responsável também pelo Espetáculo de Teatro, de final do ano do Peteleco e do CEMP, que acontece no Theatro da Paz: culminância do Projeto A Família Conta o Conto que já está na sua 9ª edição. 

A Biblioteca Mundo Encantado não oferece apenas o livro para o aluno, mas como promove uma ação viva e dinâmica que incentiva a leitura e contribui para a formação educacional, artística e cultural das nossas crianças.

 

 

Excursões: A excursão é uma aula-passeio logo; é uma das atividades mais importantes na vida escolar, pois coloca a criança em contato com a situação do dia-a-dia, explorando a realidade circundante e dela participando ativamente. As excursões abragem todas as disciplinas e têm objetivos previamente determinados, que exigem uma programação antecipada por parte do professor, bem como instrução correta ao aluno à execução da atividade. Cada Pai e/ou Responsável é devidamente receberá uma circular antecipada com todos os informes da excursão planejada. Este aviso deverá ser assinado para a participação da criança. Excursões programadas para o Ano Letivo de 2011:

- Excursão "Peteleco vai ao Teatro"(ABRIL)

- Excursão "Peteleco vai a Livraria Zastras (SETEMBRO)

 

 

Outros Espaços:

Além  dos conhecimentos adquiridos em Sala de Aula, nas aulas específicas e Biblioteca, na Educação Infantil seu filho conta com ampla Área de Lazer, Quadra de Esportes, Ponto de Encontro, Bosque e Casinha de Bonecas.

 





Atendimento aos Pais: 

O contato permanente entre o Peteleco e família é relevante para o êxito do desenvolvimento integral do aluno. Por isso, quando necessário, o responsável será solicitado pelo serviço técnico. O mesmo poderá também agendar com antecipação  um atendimento individualizado, com a Coordenação Pedagógica, no horário comercial: das 8h às 12h(Turno da Manhã) e das 14h as 18h (turno da tarde). A Mundo do Peteleco adota sistema de circulares, comunicação na agenda da criança para avisos necessários. É importante a colaboração dos pais, para verificar frequentemente os comunicados, assinado-os nos espaços reservados para isso. O aviso devidamente assinado é para o controle da Escola e para a segurança. Outros informes da nossa vida escolar são semanalmente atualizados neste site do Peteleco.

No Mundo do Peteleco seu filho aprende FELIZ!

Você que saber mais sobre o Sistema Montessori de Educação, visite o site da OMB. Nossa escola faz parte dele:

http://www.omb.org.br/

 

Comunidade Educativa O Mundo do Peteleco

Trav. Rui Barbosa, 845 - Reduto - Belém - Pará
Telefone: (91) 3344-0940